Até o dia 14 de maio de 2013, o registro de relacionamentos entre pessoas do mesmo sexo só era possível através do contrato de união estável. Cônjuges homossexuais não tinham garantias por lei.
Para celebrar a data e a conquista LGBT, entidades ligadas à luta que resultou na conquista preparam uma comemoração especial no Rio, onde mais de 500 casais do mesmo sexo já estão unidos.
Claudio Nascimento, coordenador do Rio Sem Homofobia, anunciou aoG1, no dia de aniversário da decisão do CNJ, que realizará, em parceria com o Governo do Estado e do Tribunal de Justiça do Rio, a 5º cerimônia coletiva de casamento homoafetivo. A celebração será realizada na terceira semana de agosto.
Informações sobre inscrições podem ser obtidas através deste site ou no Disque Cidadania LGBT 0800 0234567. O período para se inscrever vai do dia 17 de maio até 28 de junho. Na cerimônia, haverá a possibilidade de fazer a união estável, a conversão de união em casamento e a habilitação direta para casamento civil homoafetivo.
“Esperamos de 150 a 200 casais. Esse ano, a procura foi grande. Foram 132 casais que fizeram parte e a gente abre a inscrição agora em maio para aqueles que desejam realizar o matrimônio, em comemoração a essa conquista do casamento civil”, adiantou Claudio.
Nenhum comentário:
Postar um comentário